PROJETO MONITORIA

PROJETO MONITORIA

Justificativa 

O auxílio de alunos monitores dinamiza o uso das ferramentas disponíveis na unidade escolar e garante um atendimento mais rápido e satisfatório aos alunos com dificuldades na execução das atividades propostas.

Considera a necessidade de proporcionar a esses alunos monitores a experiência de vivenciar ambientes de aprendizagem colaborativa e a promoção de seu protagonismo na escola, fora de seu horário regular de aula.

Objetivos:

  • Possibilitar que os alunos sintam-se mais valorizados e mais responsáveis;
  • Propiciar ao aluno ser um multiplicador de seus conhecimentos;
  • Criar espaço de interação produtiva entre alunos e professores onde ambos podem aprender;
  • Oferecer aos alunos dos 5ºs Anos o Projeto Monitoria visando a potencialização do protagonismo destes alunos na escola, em colaboração com os PAPP TECCI;
  • Oferecer e apoiar os professores e PAPP no acesso ao Laboratório de Informática e sala Maker, fora de seu horário regular de aulas;
  • Proporcionar aos alunos monitores a experiência de vivenciar ambientes de aprendizagem colaborativa e interativa, garantindo-lhe também período de formação;
  • Instigar a corresponsabilidade do aluno monitor frente aos compromissos e aos envolvidos em cada projeto;
  • Desenvolver conhecimentos ligados à informática e à tecnologia;
  • Desenvolver responsabilidade, respeito ao patrimônio público e a autoestima;

Seleção dos alunos:

Convite será ofertado a todos os alunos dos 5º anos para participar da pré-seleção para o projeto.

Será feito levantamento de critérios para a seleção dos alunos envolvidos diretamente com professores de sala, PAPP e gestão. Após seleção dos alunos, haverá uma lista de classificados e caso haja desistência serão chamados os seguintes. 

No decorrer do projeto os alunos serão capacitados para  auxiliar nas ações da rádio. 

Desenvolvimento:

A monitoria acontecerá todo o ano letivo, com início no mês de Março, uma nova turma de alunos será montada para o ano. A escolha do monitor será feita por meio de seleção prévia, considerando-se a atuação do mesmo enquanto aluno da escola.

Após as inscrições e seleção dos alunos, haverá uma lista de classificados, para que, caso haja desistência, possam ser chamados os seguintes, no decorrer do projeto. Serão capacitados 10 alunos por período, para que possam auxiliar e apoiar nas ações do professor e junto ao PAPP  nas atividades a serem realizadas na unidade escolar em especial no laboratório de informática e sala Maker.

Os encontros para a formação dos alunos monitores acontecerá uma vez por mês dentro dos seguintes dias e horários:  2ªs e 4ªs  feiras e 3ªs e 6ªs das 8h00 às 11h00 (alunos da tarde) e das 13h00 às 16h00 (alunos da manhã). 

A atuação dos monitores acontecerá todos os dias da semana (exceto às quintas-feiras), escalonando 5 alunos para atuar cada dia, nos seguintes horários: 

  • Alunos que realizam o pedagógico no período da manhã - das 13h às 16h
  • Alunos que realizam o pedagógico no período da tarde - das 8h às 11h

Pretende-se realizar uma reunião com os alunos selecionados para participar da monitoria a fim de que se possa esclarecer todas as questões e objetivos deste projeto. 

Para esses alunos serão enviadas autorização para participação do projeto. 

Conteúdos:

Os conteúdos a serem trabalhados com os alunos monitores dependerão dos projetos e atividades que serão desenvolvidos no laboratório e sala Maker. A diferença é que estes devem aprofundar-se mais para que pudessem auxiliar efetivamente nos conhecimentos voltados a tecnologia.

 Avaliação:

        Os alunos monitores serão avaliados durante toda a duração do projeto no que se refere a sua participação, envolvimento e posturas frente ao aprendizado e parceria com professores e PAPP no atendimento aos alunos. No final do ano, haverá a entrega de um certificado aos alunos monitores a fim de reconhecer e estimular a experiência colaborativa.